segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A dúvida

Acredita-se que a dúvida seja um dos principais ingredientes que sempre moveu o homem, além do instinto, é claro. Dúvida, sentimento gerador de criatividade. É graças a ela o surgimento da filosofia, da tecnologia, das religiões. A dúvida causa medo e fascinação ao mesmo tempo, já que  tudo o que dá medo de certa forma fascina, e o que fascina muitas vezes causa medo. E a conclusão disso, é que muitas vezes o homem sente medo de ter dúvida, pois no fundo ele sabe que a mesma o fará querer ir cada vez mais fundo, e ele pode temer o que vai encontrar se continuar cavando até o final do túnel, porém a vontade da descoberta e a fascinação às vezes falam mais alto que a covardia e o medo. Sim, covardia. Pois é preciso ser forte para arriscar encontrar respostas que nos fazem quebrar nossos paradigmas, sair de nosso mundo muitas vezes "cor-de-rosa" e de nossa vida pacata, segura, mas algumas vezes, medíocre. Por isso a dúvida é um dos mais doces paradoxos que existem, assim como quase tudo na vida. Causadora de sentimentos tão antagônicos, que repeli, mas atrai.

O nome do blog não é por acaso, já que aqui é para pessoas de ideias variadas, até mesmo polêmicas, que gostam de discutir numa boa e levantar hipóteses, mas que não têm muitas certezas na vida, já que a certeza não nos impulsiona, creio, tampouco atrai. Portanto, ideias "a ferro e fogo" aqui até são bem-vindas e toleradas, mas não levadas tão a sério, o que é pior.
Para fechar vou citar dois caras que me fascinam porque sempre os associei a um ponto de interrogação no ar, assim como eu mesma:

"Prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"
Raul Seixas.

"O lugar mais seguro para o barco é o porto, mas é para isso que ele foi feito?"
Paulo Coelho, em "O diário de um mago".


Nenhum comentário:

Postar um comentário